Entenda as eleições americanas

ImagemPara começar, diferente de nossa   eleição, o voto não é obrigatório. O dia oficial do pleito é na primeira   terça-feira de novembro. Todos os cidadãos com mais de 18 anos têm direito ao   voto. Geralmente, o índice de votos é de 60% da população do país, o que é,   na minha opinião, um número alto já que o voto é facultativo e em alguns   estados detentos não podem participar.

Os eleitores recebem cédulas de   votação em papel, algumas vezes com diversas páginas. O governo federal não   organiza o pleito e sim os condados e estados. É possível votar antecipadamente.   O eleitor por encaminhar seu voto via correio.

O Congresso é decidido de modo   majoritário, em apenas um turno. O presidente, por sua vez, é eleito de forma   indireta, por meio do chamado Colégio Eleitoral, num sistema que data do   século 18, que é composto por 538 delegados (representantes partidários) de   todos os estados. O número de assentos designado a cada Estado é decidido de   acordo com o peso da população daquele Estado no país. O voto da maioria da   população de um Estado, portanto, determina em qual partido votarão os   delegados. Quase todos os Estados conferem todos os seus votos no Colégio   Eleitoral ao candidato preferido pela maioria da população. O Nebraska e o   Maine são exceções, dividindo os seus delegados de forma proporcional. Ganha   o candidato que obtiver 270 votos no Colégio Eleitoral.

Há Estados tradicionalmente   republicanos e outros tradicionalmente democratas. Mas há alguns que mudam a   sua preferência partidária de uma eleição para outra. São esses, chamados de   Estados-pêndulo, que recebem mais atenção dos candidatos, durante a campanha.

Eu estava nos EUA quando o Obama   entrou para a presidência do país e torci fortemente para que isso   acontecesse. Fico imensamente feliz em saber que ele continua no poder. É   melhor para todo mundo.

Parabéns, Obama!

Imagem

Fonte: Folha de São Paulo.

10 thoughts on “Entenda as eleições americanas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s