Como fazer faculdade nos EUA

Gente, o endereco desse blog mudou, para posts atualizados visitem o novo http://californiadiariesbr.blogspot.com.br/

Eu recebo muitos e-mails perguntando como fazer uma faculdade nos EUA. Neste post explicarei um pouco do processo para entrar em uma faculdade americana. Nos EUA, a maioria das faculdade escolhe seus alunos pelo processo chamado de “Admissão condicional”. Isto significa que a universidade define que o estudante pode ser admitido do ponto de vista acadêmico, com base no histórico escolar e outros requisitos do programa e da universidade e/ou departamento. A admissão condicional  tem determinados requisitos que o estudante deve atender para transformar essa admissão condicional em admissão integral. Quando esses requisitos forem atendidos, o estudante poderá fazer a matrícula.

Um dos pontos importantes para a admissão, é o teste de proficiência em inglês (TOEFL), efetuado por meio do envio de outros resultados de testes necessários, como o GMAT® ou GRE® para programas de graduação.

Outro fator importante é o envio de uma carta aos responsáveis pela admissão de alunos da faculdade escolhida. Nessa carta, você deve explicar seus objetivos dentro da instituição e contar um pouco da sua vida e o motivo pelo qual escolheu o curso de estudo. Você deve pensar como uma carta para convencer a faculdade a te escolher como aluno.

Você deve enviar todos os seus documentos em inglês. É preciso contratar um tradutor juramentado para o processo de tradução do histórico escolar, comprovante de conclusão do ensino médio e etc.

Passado todos esses processos, se for admitido, receberá uma carta da faculdade, a tão importante e esperada carta dizendo que será um prazer tê-lo como aluno da faculdade X. Essa carta é uma das coisas mais importante na vida de qualquer jovem americano. Isto aparece muito em filmes e seriados.

Confesso que foi muito emocionante quando recebi a minha em minha casa. Uma carta linda em papel timbrado dizendo que a faculdade estava à minha espera.

Após receber essa carta, você deverá entrar em contato com a faculdade para fazer o pagamento da matrícula e do primeiro semestre do curso. O pagamento não é mensal como no Brasil, é semestral.

Quando estiver tudo resolvido, a faculdade encaminha toda a documentação deles para que você tire o visto de estudante. Não existe mistério para o visto. Eu nunca soube de história em que negaram visto de estudante  nessas condições. E a validade vai até o término da faculdade. Você não precisa renovar e pode entrar e sair dos EUA quando quiser ou precisar, desde que não esteja matando aula. Isso é controlado pela imigração.

Quanto à moradia, algumas faculdades têm dormitórios que são cobrados separadamente. Eu não morei no dormitório da minha. Aluguei um apartamento com uma amiga.

A formatura é algo impressionante. Nunca vi uma festa tão bonita. Parecia um filme de Hollywood. No meu caso, eu estudei apenas três anos na faculdade, pois já havia cursado dois anos no Brasil e pedi transferência. Fiquei um ano a mais porque me formei em duas áreas.

Eu era a única brasileira durante a minha formatura, mas a nossa bandeira estava lá… linda e brilhante.. tinha bandeira de todas as nacionalidades com estudantes formando neste dia…

Eu digo de coração que foi um dos anos mais felizes da minha vida. Fonte: http://www.universityguideonline.org

35 thoughts on “Como fazer faculdade nos EUA

  1. Aw, this was a really nice post. In thought I wish to put in writing like this moreover – taking time and actual effort to make a very good article… but what can I say… I procrastinate alot and by no means seem to get something done.

  2. Pingback: My Homepage

  3. This is really interesting, You’re a very skilled blogger. I’ve joined your feed and look forward to seeking more of your wonderful post. Also, I’ve shared your website in my social networks!

  4. I just want to tell you that I am just newbie to blogging and site-building and truly liked this web blog. Probably I’m want to bookmark your blog post . You certainly come with terrific writings. Appreciate it for sharing your website.

  5. Really Sweet Website U Built Here.. Very Informative Subject For A Website Keep Up The Great Ideas!. Check Out Winnipeg Computer Repair Masters Microsft Windows 7 Ultimate 64 Bit Computer Operating System Installation Video Guide Website And Tell Me What You Think!!!!!

  6. An impressive share! I’ve just forwarded this onto a co-worker who has been conducting a little homework on this. And he in fact ordered me lunch due to the fact that I discovered it for him… lol. So allow me to reword this…. Thanks for the meal!! But yeah, thanks for spending time to talk about this subject here on your web page.

  7. I must thank you for the efforts you have put in penning this site. I’m hoping to check out the same high-grade content by you later on as well. In fact, your creative writing abilities has encouraged me to get my very own blog now😉

  8. Thanks a lot for giving everyone such a memorable chance to check tips from this blog. It is often very useful and also jam-packed with a great time for me and my office co-workers to visit your site more than thrice weekly to study the fresh guidance you have got. And indeed, I am just usually happy for the powerful tips and hints you serve. Certain 1 ideas on this page are completely the finest we have had.

  9. Eu fiquei super emocionada por você ter conseguido e eu meio que me espelhei. Meu sonho era fazer uma faculdade nos EUA. Eu estou no terceiro ano do ensino médio e queria muito ir. Só que eu não sei falar inglês fluente. E isso me deixa triste. Não entendi muito bem como você fez para entrar, gostaria que entrasse em contato comigo pelo meu email para me explicar algumas coisas, na qual, o que eu deveria fazer para entrar e depois de formada como seria. Se continuaria lá ou poderia voltar para trabalhar aqui no Brasil também. Obrigada pela atenção

Deixe uma resposta

