Única construção de Niemeyer nos EUA fica em Santa Mônica

on1

Foto: Scott Frances / Architectural Digest

Oscar Niemeyer construiu uma única estrutura residencial nos Estados Unidos, onde por muito tempo foi proído de entrar por suas associações políticas de esquerda. Sem conseguir ir aos EUA, Niemeyer fez o projeto todo a distância. Apesar de sua fama mundial, a casa em Santa Monica, projetada em 1963, para o cineasta Joe Strick e sua mulher foi por muito tempo desconhecida até mesmo pelos mais aficionados por seu trabalho.

Situada em uma encosta com vista para um campo de golfe e para as montanhas, a grande casa térrea, com uma sala de estar com paredes de vidro de 14 metros de altura, foi considerada de risco por conta das mudanças sísmicas o que mexeu bastante no terreno. Alguns anos atrás, a casa de 4.600 metros quadrados, foi comprada. O novo proprietário queria destruir a obra de Niemeyer para construir uma casa maior. O pedido de licença para demolição chamou a atenção da comissão de marcos, que emitiu uma suspensão da execução, colocando a comunidade de preservação em alerta sobre o futuro da propriedade.

on3

Foto: Scott Frances / Architectural Digest

Michael e Gabrielle Boyd ouviram sobre a casa no dia em que fechavam a venda de sua residência na cidade de Manhattan. Michael Boyd pegou um avião no dia seguinte para salvar a única obra de Niemeyer nos EUA. O casal preservou todos os detalhes de Niemeyer durante uma obra para salvar a propriedade. Nada foi mudado a nãe ser ladrilhos e pisos, que foram todos trocados por piso de madeira brasileira.

Eu nunca fui até a casa construída por Niemeyer. A propriedade fica em um condomínio fechado e o acesso é restrito. Pelas fotos parece bastante com estilo dele, não?

on4

Foto: Scott Frances / Architectural Digest

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s